quinta-feira, 12 de julho de 2007

GESTALT

Gestalt é um termo intraduzível do alemão, utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma.
Durante o século XIX e até o início do século XX, os estudos sobre a percepção humana da forma tinham em comum a análise atomista, ou seja, que procurava o conjunto a partir de seus elementos (conforme apresentado na postagem EXPLICAÇÕES). Em oposição direta a isto, surgiu a Teoria da Gestalt com as idéias de psicólogos alemães e austríacos.
A Teoria da Gestalt afirma que não se pode ter conhecimento do todo através das partes, e sim das partes através do todo; que os conjuntos possuem leis próprias e estas regem seus elementos (e não o contrário, como se pensava antes); e que só através da percepção da totalidade é que o cérebro pode de fato perceber, decodificar e assimilar uma imagem ou um conceito.
Para a Gestalt, o todo é um elemento próprio:
"o todo é mais do que a soma das partes". Isto equivale a dizer que "A + B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C" que possui características próprias.” MOURA, Ana Clara Mourão e RIBEIRO, Rosemary Campos MOURA.

Nenhum comentário: