quinta-feira, 12 de julho de 2007

E A ARQUITETURA?

Depois de conhecer todas as teorias sobre o assunto desse blog, você leitor deve estar se perguntando "e a arquitetura?", já que um dos subtemas mais importantes nesse estudo, é a Optical Art na Arquitetura.

Pois bem, após conversar sobre o assunto com vários colegas de classe e com profissionais da área, a opinião que mais ouço é o fato de algumas dessas artes serem dinâmicas demais, em se tratando de interior, o que pode fazer do ambiente um local difícil de se estar. Para um local de estar, realmente, fica improvável, mas pense em outros tipos de ambientes, em uma única superfície. Lembra dos pisos hidráulicos? São exemplos de ópticos que não fazem mal. E no que diz respeito a arquitetura propriamente dita, os exemplos são quase sempre bons exemplos, veja os casos abaixo.

Esse é o Palazzo Ducale, repare no efeito visual alcançado com a repetição dos arcos ogivais...
Também não faz mal.
Muito pelo contrário, possibilita a sugestão de movimento ao edifício.













Fechamento de um estacionamento na Alemanha, feito com bambu. Repare no efeito espiral proporcionado pelos círculos (te faz lembrar alguma imagem já apresentada?).












Cobertura de um Aeroporto em Madri. A forma em "S" dá movimento ao conjunto.




Residência nos arredores de Pequim. Percebe como tendemos a agrupar as peças que não estão igualmente afastadas (proximidade - Gestalt).
Deixe sua opinião a respeito da Op Art na Arquitetura...

Nenhum comentário: